O que Faz um Gestor de Tráfego?

O Gestor de Tráfego é o profissional responsável por gerenciar os anúncios da conta de uma empresa. Basicamente a empresa fornece ao profissional de sua conta de anúncios uma verba para que ele possa criar, analisar e otimizar seus anúncios.

O tráfego é a quantidade de pessoas que acessam o site e as mídias sociais do seu negócio. Quanto mais gente acessa seus pontos de contato, maior é o seu tráfego. E, consequentemente, maiores são as suas chances de ser visto e encontrado na internet.

Gerar tráfego é a função principal de um site. É por causa dele que as empresas criam novas estratégias de marketing, monitoram a concorrência, produzem conteúdo, oferecem condições especiais e disputam pela mesma fatia de bolo: a atenção do usuário.

O Gestor ficará responsável por, além de criar as campanhas de seu negócio, analisar e ajustar diversas etapas da sua estratégia para alcançar melhores resultados com os recursos previamente definidos.

Quais as Ferramentas utilizadas?

Muitos dos profissionais desta área dominam diversas ferramentas de anúncios, entre as principais estão Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube Ads, entre outras plataformas preparadas para que o Gestor consiga desempenhar sua função.

A verba é definida de acordo com as estratégias, o volume de produtos e serviços, o prazo e vários outros detalhes. Um ponto importante que algumas pessoas confundem é que o gestor de tráfego não é responsável por criar imagens e vídeos para os anúncios, quem faz isso é o designer ou social media da equipe.

Algumas das Funções do Gestor

Estratégias dos Anúncios

Antes de iniciar os trabalhos, o gestor de tráfego com sua equipe fazem todo o planejamento dos anúncios para ver exatamente como irá distribuir a verba fornecida pela empresa. Após alinhar as estratégias é passado para a equipe criativa para que seja desenvolvido as artes, textos e vídeos dos anúncios.

 Criação dos Anúncios

 Com todas as imagens, vídeos e textos o gestor de tráfego irá criar e distribuir estes anúncios nas redes sociais escolhidas, de acordo com os objetivos definidos pela estratégia, como por exemplo:  captura de leads, remarketing, venda direta, etc. Geralmente o início começa com a criação de diversos anúncios testes para ver quais vão performar melhor.

 

Análise dos Anúncios

Depois de alguns dias com as campanhas ativas é hora do gestor de tráfego fazer uma análise geral em todos os anúncios, pausar os que não performaram bem e analisar quais estão apresentando bons resultados. 

 

Otimização dos Anúncios

Agora chegou a hora de otimizar, depois de analisar o desempenho dos anúncios, o gestor de tráfego já consegue entender quais terão um bom resultado e quais ele poderá substituir. Com esta observação, é possível aumentar o orçamento nos anúncios que deram certo, expandir o tempo de veiculação, fazer testes a/b e acompanhar os resultados dos próximos dias.