Dicas para Vender Mais no Instagram e Facebook

As redes sociais são um dos canais de marketing mais usadas atualmente por um motivo óbvio: é ali que as pessoas se encontram. Então, nada mais lógico do que usá-las para vender mais e obter resultados para sua empresa, certo?Ao longo do tempo, o processo de venda e compra passou por inúmeras transformações devido aos avanços tecnológicos. Assim, para vender mais, é preciso ir além: estar presente em todos os canais possíveis (e adequados), acompanhar de perto o comportamento do cliente e compreender os seus desejos.Então, é primordial interagir e se fazer acessível — e a maneira mais fácil de realizar isso é pelas redes sociais.Será que você está desenvolvendo uma abordagem coerente?Portanto, aqui vão algumas dicas para você, acompanhe!

FACEBOOK

 Tenha uma Fan Page Se você ainda não tem uma Fan Page no Facebook, não perca mais tempo. Essa é uma plataforma valiosa que permite compartilhar com mais facilidade. Então, nada é mais simples que curtir e compartilhar uma publicação, não é mesmo? Promova conteúdos compartilháveis Mais do que buscar seguidores, é necessário tornar a sua página interessante, um espaço com conteúdos atraentes e engajadores. Afinal, é isso que conquistará fãs e consequentemente clientes para o seu negócio.Assim, tenha sempre em mente a Lei do Pareto (80/20): para cada dois posts de produtos e divulgação da marca, crie outros oito com intuito de apenas informar e interagir.Para este segundo caso, seguem algumas ideias: publique imagens com frases motivacionais (especialmente às segundas-feiras), dicas de como usar o produto X ou, ainda, alguma novidade sobre o seu nicho. Invista no Facebook Ads Outra grande vantagem oferecida pelo Facebook é a possibilidade de impulsionar suas publicações por meio de anúncios pagos. As campanhas são segmentadas por idioma, localidade, gênero, idade e interesses, e você pode definir o investimento que cabe no seu bolso.Então essa é a chance de alcançar um público ainda maior, veiculando produtos, conteúdos e, principalmente, direcionando novos usuários para a home do seu e-commerce.

INSTAGRAM

 Detalhe o seu perfil 

O instagram é ideal para você que deseja vender o conceito do seu negócio. Contudo, antes de qualquer outro detalhe, é imprescindível que você cuide do seu perfil.Além de usar o logo do seu negócio como avatar, adicione em poucas palavras a proposta da empresa e o link para a sua loja virtual. Assim, você facilitará o acesso aos seus seguidores.E não se esqueça de fazer o caminho inverso:Então, indique o Instagram (e suas outras redes sociais) no seu site.

 Cuide das imagens 

Uma imagem vale mais que mil palavras, certo?Então, saiba utilizá-las a seu favor. Por meio de fotos, mais que produtos, mostre um estilo de vida que se relacione à sua marca.Capture cenas exclusivas, reações espontâneas e momentos descontraídos da sua equipe.Publique fotos de making of, fabricação de produtos (caso você desenvolva isso no seu e-commerce) ou até eventos já realizados.Inspire! Esse é um dos principais focos dessa rede social.Através dela, você deverá despertar o desejo no consumidor.Portanto, fazê-lo crer que a sua marca e o seu produto proporcionarão qualidade de vida e felicidade.Não deixe de agregar hashtags (#) às suas fotos — serão essas palavras-chave que te levarão a um hall de marcadores de conteúdo, indicando um contexto pré-estabelecido.

 Faça bom uso do Stories 

Essa é a ferramenta para inserir seu seguidor no universo do seu empreendimento.No Stories, você poderá reforçar a jornada do seu negócio por meio de storytelling.o objetivo é destacar os momentos que representam a sua marca, como mudanças no ambiente de trabalho, novidades no negócio, etc.E então agora, com a possibilidade de criar enquetes, você conseguirá entender melhor o seu público — crie uma competição entre dois produtos e descubra o preferido, por exemplo.

 Venda pelo Shopping no Instagram 

Essa funcionalidade foi recém lançada no Brasil, mas já está fazendo um grande sucesso.Então, seguindo a tendência mobile, o Instagram disponibilizou tags para fotos de contas comerciais.Essas etiquetas permitem marcar produtos com preços e links que redirecionam o seguidor para o site da loja.Logo, além de ser uma facilidade incrível, é ideal para ficar de olho no que a concorrência está ofertando e como.Configure sua conta comercial, associe-a a um catálogo do Facebook (pelo Gerenciador de Negócios no Facebook Business), aguarde a aprovação e comece a usar essa maravilha!